terça-feira, 10 de setembro de 2013

Encontro de Articuladores do Programa Geração da Paz em Crateús

Considerações enviadas pela CREDE 13 sobre o Encontro
No dia 05 de setembro de 2013, foi realizado o Encontro do Programa Geração da Paz, usando a metodologia do Café Mundial. O evento foi realizado no Centro de Treinamento D. Fragoso em Crateús, sob a organização da equipe técnica da CREDE 13 – Crateús.
O evento contou com a presença de diretores, coordenadores escolares, professores, alunos e equipe do CREDE.
Tivemos como palestrantes os professores Flávio Mesquita da Silva, consultor da UNESCO e coordenador do programa, Marlucia de Carvalho Mesquita Gerente do Programa Geração da Paz. Assessorados por Roberta Moricone Freire Schordong consultora da UNESCO e Alexsandra Holanda de Oliveira – Assessora do programa.
Os temas apresentados foram importantes, o que nos levou a crer pelas respostas e explanações do público, principalmente para os alunos que demonstraram motivação e interesse por cada assunto abordado. O que nos leva a pensar que o jovem necessita de ouvir algo que leve a reflexão, que possa servir de subsídio para sua caminhada de maneira alegre, descontraída, tal qual a proposta do Programa Geração da Paz. As escolas não devem somente aderir ao programa e caso queiram, executar também a metodologia apresentada. Aquela idéia de que o aluno nada quer já está ultrapassada, o aluno quer sim, nós é que devemos inovar a maneira de repassar idéias e conteúdos.
O ponto alto do encontro foi o momento em que os participantes definiram de forma coletiva o perfil que deve ter o articulador que se propõe a coordenar o Programa Geração da Paz na comunidade escolar.

Chegamos a conclusão que o Encontro foi uma ação pedagógica que veio fortalecer os trabalhos que já vem sendo desenvolvido na escola.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário