sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Agenda 22 – Mobilização Cultura da Paz



A paz não é algo que se ensina de fora para dentro, por um texto, numa aula, e sim algo que se descobre dentro da gente e coloca para fora na convivência com as pessoas – Tainara, estudante

A Agenda 22 é uma atividade realizada mensalmente em lembrança da criação do Programa Geração da Paz, ocorrida em 22/10/2010. Tanto na sede da SEDUC quanto em muitas escolas do Estadosão celebradas atividades alusivas às temáticas relacionadas à Paz nesse dia.
Neste mês, “Ao Gosto do Aluno”, quando teremos a 35ª edição da Agenda 22, propomos que o dia seja dedicado à criação de uma ambiência favorável para a mobilização de toda a comunidade escolar na construção da Paz, tendo como foco o protagonismo estudantil e a emancipação das juventudes.
Contamos, portanto, com a boa vontade, competência e experiência de cada escola em promover uma interação saudável, que inspire e motive a continuidade da construção de uma cultura da Paz e transforme cada ator envolvido em um “gerador da paz”.
Ideias para o dia 22 (e além)
Conforme divulgado, este evento se insere na Semana Voz do Estudante, de 19 a 23 de agosto, estando especificado para o dia 22 realização de “Oficina de Cultura de Paz”. Assim, sugerimos que a programação contemple algumas das ideias abaixo, levando em conta o lema e filosofia do Programa que é a “Paz pela Paz”:
- Resultado dos Encontros dos Grêmios Escolares: como haverá encontros dos Grêmios Escolares nos dias 19 e 21, respectivamente, por escola e por município, gostaríamos que inserissem na programação da Agenda 22 a devolutiva dos diálogos entre os alunos realizados nesses dois momentos.
- Momento de reflexão sobre a participação das juventudes na construção da Paz: envolvendo todos os alunos, professores, gestores e demais profissionais, bem como outros integrantes da comunidade escolar que puderem estar presentes.
- Ato cívico: hasteamento das bandeiras do Estado e da Paz (caso a escola a tenha ou deseje confeccionar).
- Trabalhos artísticos e culturais relacionados ao tema: apresentações musicais, teatrais, poéticas, desenho, pintura, artesanato, etc.
- Festival de talentos: compartilhamento dos talentos juvenis da escola, focado nas temáticas da Agenda 22.
- Gincana: definição de uma “missão” que cada grupo de aluno deseje realizar, que resulte na construção de bem estar, felicidade e paz, ou outro tema correlato, a critério da organização do evento, preferencialmente, que se tornem projetos a serem executados posteriormente pelos jovens proponentes.
- Encontro com a família: oportunidade para que os alunos compartilhem seus sonhos com seus familiares.
- Atividades esportivas: a critério da organização do evento.
- Caminhada ou passeio ciclístico: a critério da organização do evento.
- Palestras e vivências: preferencialmente, desenvolvidas a partir de talentos locais, existentes na própria escola ou na comunidade onde esta esteja inserida.
- Campanhas: utilizando temas correlatos (ex.: valores, direitos humanos, cultura de paz, etc.), a critério da organização do evento, que antecedam, culminem ou transcendam a Agenda 22.
- Culto ecumênico: detalhes a critério da organização do evento.
Para mais informações sobre o Programa Geração da Paz:
Site SEDUC: http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/143-programa-geracao-da-paz/3492-geracao-da-paz
Blog Geração da Paz: http://geracaopaz.blogspot.com.br/
Telefone: (85) 3101-3913
Para obter a nova logomarca do Programa Geração da Paz e para enviar notícias para serem postadas no blog, escreva para: programageracaodapaz@gmail.com.

Flavio Mesquita da Silva
Coordenador do Programa Geração da Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário