segunda-feira, 24 de junho de 2013

GERAÇÃO DA PAZ no contexto da Copa das Confederações.


EEEP DE SENADOR POMPEU – SENADOR POMPEU



ATIVIDADES GERAÇÃO DA PAZ


Data: 21 de junho de 2013.



O Geração da Paz deste mês aconteceu no contexto da Copa das Confederações. Portanto, a emoção que une todas as torcidas em torno deste grande evento, contagiou os alunos desta escola numa

torcida organizada pela PAZ desde o dia l9. A partir desta data, o pavilhão da escola ficou enfeitado com bandeirinhas verdes e amarelas e uma grande faixa “Torcendo pela Paz”, cujo tema inspirou as atividades desenvolvidas para celebrar o dia 22. Assim, durante a data, os alunos usaram a

blusa do seu time, nos intervalos ouviram músicas “Como eu quero ver o Gol, d'O Rappa, Vou torcer pela Paz de Fernanda Abreu, além de hinos de vários times . Também foi exibido o filme Hooligan para suscitar uma reflexão sobre a violência das torcidas organizadas e a possibilidade que tem cada um de estar protagonizando a cultura da Paz ao exercitar a tolerância , o diálogo, a

reconciliação, a justiça e solidariedade, o respeito as diferenças e a liberdade de escolha, valores necessários para se manter relações saudáveis e harmônicas na convivência social.

A tarde, estudantes e professores reuniram-se no pavilhão para apresentação de depoimentos sobre a leitura dos sentimentos vivenciados e despertados no aprender a conviver da integração entre o sentir, o pensar e o agir, neste dia de participação social, culminando com um abraço coletivo de

torcida pela PAZ.







EEM JOAQUIM JOSUÉ DA COSTA

DEP. IRAPUAN PINHEIRO

Nos deparamos constantemente com os diversos tipos de violência na escola, no futebol e na sociedade em geral. Percebemos então, a paz como nossa maior riqueza, dai a importância de cultivarmos a paz em todos os lugares e como a escola é formadora de opinião não poderia ficar de fora.




 










    

EEM ANANIAS DO AMARAL VIEIRA - MOMBAÇA
ATIVIDADES GERAÇÃO DA PAZ

Estamos trabalhando o tema sistematicamente a partir dos fascículos da Demócrito Rocha, em maio desenvolvemos uma atividade simultânea em todas as salas, onde promoveu-se um debate sobre a solidariedade, a não violência o respeito à diversidade, culminando com um momento de sensibilização.

 

EEM PROFESSOR PEDRO JAIME

MOMBAÇA



FOTO DA ESCOLA NA CAMINHADA DA PAZ."MOMBAÇA EM PAZ É VOCÊ QUEM FAZ. 
 
FOLDER DA III NOITE CULTURAL .SUCESSO.


CEJA DE SENADOR POMPEU

Cultura de Paz – AGENDA



Planejamento Junho-07/06/2013


Sensibilização: Persistência Texto

Cultura de Paz- Preservar o planeta.


Meio ambiente saudável

O capítulo VI da nossa Constituição se refere ao meio ambiente no que diz respeito aos direitos, deveres do cidadão e do Estado. Sendo assim, o Art. 225 nos diz que: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

A própria Constituição define que é papel do Poder Público, ou seja, é obrigação do Estado assegurar a efetividade do direito a um meio ambiente saudável e digno. Mas como isso ocorre? A Constituição diz que o Poder Público tem a obrigação básica de preservar e restaurar o sistema ecológico e a sua diversidade, proteger a fauna e a flora e promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.

Você acredita que isso ocorre na prática ou é só mais uma determinação que está escrita e não tem validade? Se formos parar para pensar, ao longo da nossa vida, certamente, em algum momento, fomos conscientizados de como devemos agir perante a natureza e o meio ambiente. Certamente você já aprendeu algo sobre isso em sua escola, viu alguma campanha publicitária, algum familiar deve ter comentado sobre isso. Caso nenhuma dessas situações lhe aconteceu, pense um pouco, o material que você está tendo acesso neste momento representa um esforço do Estado e da sociedade civil em transmitir esses valores tão importantes para você, para seus amigos e para todos infelizmente, existem algumas pessoas que não dão a mínima importância para a natureza e para o meio ambiente, acreditam que jogar um papelzinho no chão não faz a diferença, que é só mais um papelzinho à toa e ainda usam a desculpa: “Já está tão sujo mesmo então, tanto faz”.

É necessário que nós nos conscientizemos de nossas obrigações. É impossível que o Poder Público cumpra, sozinho, essa tarefa, esse dever. Uma cidade limpa, um meio ambiente saudável e digno depende muito de nós e do cumprimento dos nossos deveres enquanto cidadãos. Devemos saber também que lesar a natureza (tanto a fauna, como a fl ora) é crime! O terceiro parágrafo do artigo 225 impõe que: “As condutas e as atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.”

Agora vamos ver na prática! Em 2010, uma emissora nacional resolveu fazer um teste para eleger as cidades mais sujas do Brasil. O teste consistiu em uma solicitação das companhias municipais de limpeza pública para que parassem de limpar algumas ruas pesquisadas em um determinado trecho de 1 km, durante o horário comercial de um dia. Ao final do dia, as companhias de limpeza retornariam para coletar o “lixinho à toa” e colocar na balança o peso da nossa negligência. O resultado foi o seguinte:

1º lugar: Salvador = 1.200 kg (campeã da sujeira)

2º lugar: Fortaleza = mais de 1.000 kg

3º lugar: Belém = 710 kg

4º lugar: Rio de Janeiro = 680 kg

5º lugar: São Paulo = 540 kg

Na pesquisa, Curitiba foi considerada a cidade mais limpa. Produziu 33 kg.

O resultado da pesquisa é alarmante e assustador. O pior é que, na maioria das vezes, as pessoas inventam as mais variadas desculpas para justificar as suas falhas. Alguns dizem que não viram a lixeira, outros dizem que não tinha. Até quando iremos agir dessa maneira? Está na hora de mudar! Não é apenas devido às penalidades que o crime ambiental impõe que devemos nos interessar pela preservação do meio ambiente. A nossa conduta deve ir além da penalidade, antes de tudo, deve ter por finalidade a nossa própria preservação, pois vivemos no planeta Terra e é fundamental que possamos zelar por ele. Como seres humanos, fazemos parte da natureza, somos também natureza. Preservar a natureza é preservar a vida humana, dignidade e auxiliar na construção de um mundo mais harmônico e pacífico

(Para maior aprofundamento ver módulo 8 do curso geração de paz - FDR)







Atividades

1.Como você interpreta o conceito de subsistência humana? Você considera que esse conceito é definitivo ou vive em constante transformação? Justifique a sua resposta.

2.Qual a sua opinião em relação ao Estado brasileiro e a sua atuação enquanto

garantidor do bem-estar e da dignidade do homem? Você acredita que o nosso

país consegue cumprir o que a Constituição propõe? Justifique.

3.O que você entende por cidadania?

4.Como o cidadão pode contribuir para auxiliar o Estado a instituir uma geração de paz?

5.Como se definem os direitos básicos?

6.Dos direitos sociais básicos que estudamos, você considera que existe um mais essencial do que o outro?

7-Você também se sente responsável pelo meio ambiente?

8-Será que em algum momento da sua vida você já desrespeitou o meio

ambiente?

9- Você já viu alguém prejudicando o meio ambiente? Você teve alguma reação?

10-Você acredita que é possível listar uma escala em níveis de importância ou ambos estão no mesmo patamar? Justifique a sua resposta



Sugestão de vídeo (Tenho-os na coordenação).



Programa cidades sustentáveis.

Consumo racional na ordem do dia.

Carta escrita no ano 2070.

Falta de água no mundo.





Planejamento Junho 14/06/2013



. Acolhida. Por que as pessoas entram na sua vida -Slide

. Cultura de Paz- Preservar o planeta. Seminário na turma.(sugestão)

Vídeos – Fasc.. 5.FDR



A paz não nasce sozinha. O que é necessário para construi-la?

Compreendendo a paz como a harmonia entre a paz individual, social e ambiental. Paz e confiança. Paz e respeito. Paz e tolerância. Relações entre a geração da paz e os direitos humanos.

Qual a descrição de um cenário de paz?

Poderia ser assim: uma manhã, em horário próximo ao nascer do sol. Silencio. Ausência de ruídos produzidos por motores,rádios, aparelhos eletrônicos. Somente os pássaros cantando, talvez som de água – um riacho ou as ondas do mar. Sossego, brisa suave, sol que ainda não queima. Nem temos muita fome, nem sede. Sem preocupações, aguardamos o dia, na quietude de um relógio que não faz barulho ao andar. Quanto tempo dura este momento?

Provavelmente é difícil de dizer... perdemos a noção das horas!

.Recuperação do 2º período.

Encontro Matriz de referencia ENEM

18/06 LP/LE Cristiano e Jaqueline

19/06 BI/FI Louraynne e Alice.





Entrega das notas. Data:

São João da escola.

Programa Atleta na escola.

Diários de classe.

. Texto final.Pessoas são dons. Sugestão de dinâmica.

Planejamento das aulas.


Enviado por:
Fátima Barbosa
Assessora CEDEA
CREDE 14 - Senador Pompeu





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