segunda-feira, 29 de abril de 2013

Seduc promovem encontros de formação do Programa Geração da Paz

Foi realizado, nos dias 16, 17, 18 e 19 de abril, Encontro de Formação dos grupos articuladores do Programa Geração da Paz. A formação está sendo desenvolvida nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), em parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Como público-alvo, estavam diretores, coordenadores e professores.

O Programa Geração da Paz tem, entre seus objetivos, mobilizar a comunidade escolar para o fortalecimento de uma cultura de paz, a partir do desenvolvimento da consciência da corresponsabilidade para a promoção de ações educativas e sociais voltadas para a valorização da vida e geração da paz, partindo do significado de Direitos Humanos.

Os encontros contaram com a presença de assessores e equipes do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (NRDEA), do Núcleo Regional Administrativo Financeiro (NRAFI) e do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) das Crede's 16, 17, 18, 19 e 20 e suas respectivas escolas de abrangência. Estiveram presentes, também, o consultor da Unesco, prof. Flávio Mesquita da Silva, e a assessora do projeto, Marlúcia Mesquita, responsáveis, na Seduc, pelo Programa Geração da Paz.

O professor Flávio Mesquita da Silva trabalhou o método Café Mundial na perspectiva da Cultura de Paz, como estratégia de fortalecimento e revitalização da prática de formação humana junto aos professores, coordenadores e diretores das escolas.
 

Durante a abertura, os eventos contaram ainda com:


1. A apresentação de um recital dos alunos do Círculo de Leitura da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Amélia Figueiredo de Lavor, localizada em Iguatu, que emocionou a todos os participantes.
2. Apresentação musical do coral da EEEP Governador Vigílio Távora, no Crato.
3. Apresentação musical do aluno Marcos André Pereira da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Presidente Geisel, de Juazeiro do Norte.
4. Apresentação da aluna Maria Viviane Felix, que cursa o 3º ano na EEFM José Matias Sampaio, de Brejo Santo.

Os encontros foram realizados em quatro cidades:

16/04 – Brejo Santo
17/04 – Crato
18/04 – Juazeiro do Norte
19/04 – Iguatu/Icó 


Nenhum comentário:

Postar um comentário