quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Aconteceu na CREDE 18



Durante toda esta semana, a CREDE 18 promoveu diversos encontros pedagógicos.
No dia 29 de agosto, no Crato Tenis Clube, foi realizado o Encontro do Programa Geração da Paz. Participaram do evento, representantes de alunos, dos professores e do Núcleo Gestor, de todas as escolas públicas da jurisdição da CREDE 18( 12 municípios).
O Programa Geração da Paz foi criado, em 22 de setembro de 2010, visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e conta como apoio de diversos parceiros.

Busca disseminar a cultura de paz através de suas ações e tem como missão a promoção de oportunidades de organização social a partir das próprias escolas, mediante protagonismo juvenil, com vistas à construção de redes de cultura de paz.

A 18ª CREDE através do NRCOM realizou no  dia 30/08 encontro com os Gerentes Municipais do PAIC. Foi mais um momento das Rodas de Conversas sobre o SPAECE. Na oportunidade surgiram discussões e sugestões de intervenções pedagógicas para a melhoria dos indicadores educacionais.

No período da tarde contamos com a participação dos Secretários de Educação. A pauta deste 2º momento constou: Experiência exitosa do município de Tarrafas, Reflexão sobre os objetivos propostos pelo IDEB, Apresentação dos Resultados do IDEB por Município e informes sobre Censo Escolar, Autorização Temporária e Formação Pela Escola.

No dia 31 de agosto, no auditório da CREDE , foi realizado um encontro com todos os Coordenadores Escolares.O objetivo do encontro foi a realização de mais uma Formação Continuada para estes Coordenadores.Dentre a pauta foi desenvolvida oficinas sobre o SPAECE(sistema de Avaliação permanente do Ceará). Ressaltamos aqui o excelente trabalho que a CREDE 18 vem desenvolvendo com as Secretarias Municipais de Educação.Principalmente na efetivação das atividades do PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa).Este Programa do Governo Estadual, através da SEDUC, vem buscando a melhoria dos indicadores de desempenho acadêmico dos alunos.As Prefeituras fizeram  a adesão e com o apoio da SEDUC/CREDES, desenvolvem ações pedagógicas voltadas para a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos que se encontram com grande defasagem de aprendizagem.  Com certeza o PAIC está gerando grandes frutos. Temos o Ceará com bons índices no IDEB. Lembramos que somente quando existe parceria, interesses comuns entre estado e municípios, vivenciamos fato como este:Ceará entre os melhores indicadores do País.

 Por Maria Otilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário