terça-feira, 22 de maio de 2012

2ª Crede é destaque na Agenda 22 do Programa Geração da Paz

A 20ª edição da Agenda 22 do Programa Geração da Paz foi realizada na EEFM Iracema, em Fortaleza, na última terça-feira, 22. O evento ocorreu no auditório da escola que gentilmente cedeu o espaço. Além de gestores, professores e alunos da EEFM Iracema, compareceram à atividade a presidenta do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) José de Alencar, instalado na vizinhança da escola, bem como colaboradores de outras escolas e da administração da SEDUC.

Com essa atividade foi dado seguimento a este pequeno e constante mutirão, que a cada mês expõe os êxitos no sentido da Paz e, assim, nutri o movimento que está ocorrendo na Secretaria da Educação e em outras instituições parceiras no estado do Ceará.

A apresentação das experiências em andamento na 2ª Crede, de Itapipoca, foi o destaque desta 20ª Edição da Agenda 22. Os relatos do professor Rinardo Mesquita e dos jovens Tainara Régila e Idelfonso Andrade traduziram um trabalho iniciado em 2010, desde a criação do Geração da Paz e das rodadas de sensibilização, cujos resultados transparecem a união da inteligência, sensibilidade, talento e criatividade a serviço da paz.

A estratégia de fazer encontros de formação para a paz tem sido fundamental para o crescente engajamento ao programa das 44 escolas, dos 15 municípios que hoje integram a 2ª Crede. Nessas formações, gestores, professores e alunos têm aprendido a importância do diálogo e da colaboração para a descoberta da paz e de seu desenvolvimento na comunidade escolar, especialmente, pelo protagonismo juvenil.

“A paz não é algo que se ensina de fora para dentro, por um texto, numa aula, e sim algo que se descobre dentro da gente e coloca para fora na convivência com as pessoas”, declarou a aluna Tainara, em relato de experiências.

Para o coordenador do Programa Geração da Paz, essa afirmativa torna a tarefa de se criar uma cultura de paz bastante complexa e, ao mesmo tempo, um incentivo à cooperação entre todos os atores que podem fazê-la possível e presente, concluiu.

Sobre o Programa Geração da Paz:

O Programa Geração da Paz foi criado, em 22 de setembro de 2010, visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), e conta com o apoio de diversos parceiros.

Busca disseminar a cultura de paz através de suas ações e tem como missão a promoção de oportunidades de organização social a partir das próprias escolas, mediante protagonismo juvenil, com vistas à construção de redes de cultura de paz.

O Programa está sendo implantado na forma de um piloto, englobando 13 escolas da Grande Fortaleza e cerca de 20 situadas na Região do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário